
Especial Galáxias
25 e 26 Abril - Fim de semana especial de observação de Galáxias.
Durante os meses de primavera de abril, maio e junho, o céu noturno enche-se de galáxias, oferecendo um espetáculo para astrónomos tanto profissionais como amadores.
Este período é por vezes chamado de "temporada de galáxias" no Hemisfério Norte devido ao posicionamento favorável da Via Láctea, que permite uma visão mais clara de galáxias vizinhas.
Um dos pares de galáxias mais interessantes de observar é a galáxia de Bode M81 e a galáxia do Charuto M82, duas galáxias situadas a cerca de 12 milhões de anos luz encontram-se em rota de colisão e são facilmente observáveis através de telescópios de média grande abertura.
Outro conjunto famoso de galáxias é o Tripleto de Leão, composto por M65, M66 e a galáxia do hamburger NGC 3628. Juntas, estas galáxias formam um belo conjunto para observação. O Tripleto de Leão é um excelente exemplo de como as galáxias podem interagir e influenciar-se umas às outras num grupo situado a 35 milhões de anos-luz de distância da Terra.
O enxame de galáxias da Virgem é também um destaque da temporada das galáxias, que contém milhares de galáxias. Este enxame é um dos mais densos e próximos, disponibilizando uma excelente oportunidade de observar a Cadeia de Markarian. Galáxias chave aqui incluem M84, M86 e M87, esta última conhecida por seu buraco negro supermassivo cuja imagem foi publicada em 2019.
A Galáxia Sombrero M104, também está bem posicionada para observação, aparecendo quase de perfil, semelhante a um chapéu de sombrero. A galáxia do Redemoinho M51 e a galáxia do Catavento, ambas na Ursa Maior, são galáxias com uma estrutura espiral facilmente detectável através de um telescópio de 14 polegadas.
Ao longo deste período, a chave para observar as galáxias é a poluição luminosa. Dado o reduzido contraste das galáxias no céu é crucial um céu escuro, torna-se crucial evitar dias com Lua no céu.
Pode consultar a nossa página de Observação Astronómica para mais informações.